Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3096
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O ensino de eletrodinâmica no ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Elismar Costa da
Tutor: Sousa, João José Fernandes de
Resumen: Avalia o efeito da utilização de material didático complementar das atividades propostas nos cadernos de leitura do Gref (1998), para o estudo dos conteúdos de Física, na área de eletrodinâmica. A intervenção em sala de aula teve a participação de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio de escolas particulares; sendo a controle e a outra experimental. Por determinação das escolas o livro texto não é obrigatório. O procedimento do trabalho elaborado foi ministrar aulas e avaliações idênticas para ambas as turmas. As aulas regulares utilizaram estratégias de ensino-aprendizagem tais como demonstrações, questionários e planos de aula. Na turma experimental foram introduzidas às atividades adicionais (Leituras de Física do GREF), para serem feitas em casa e entregues na aula seguinte, que tem período de uma semana. Na turma controle esta estratégia adicional não foi aplicada. Os resultados mostram que tanto na sala de aula como nas avaliações, a turma experimental teve melhor desempenho na medida em que, os alunos faziam perguntas, questionavam e interagiam com os conteúdos lecionados. Quanto à influência dos textos em relação à prova, observou-se melhor compreensão conceitual na turma experimental. Concluímos que a aplicação das Leituras de Física do GREF como estratégia teve influência positiva no processo de ensino-aprendizagem de Física, podendo ser estendido para outros conteúdos de física através de leituras que estimulem e influenciem o discente a refletir e trazer novas ideias para serem discutidas em sala de aula.
Materia: Eletrodinâmica
Ensino médio
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2000
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ECSilva.pdf8.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.