Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3096
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa, João José Fernandes de-
dc.contributor.authorSilva, Elismar Costa da-
dc.date.accessioned2017-11-01T18:15:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:46Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3096-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEletrodinâmicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleO ensino de eletrodinâmica no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoAvalia o efeito da utilização de material didático complementar das atividades propostas nos cadernos de leitura do Gref (1998), para o estudo dos conteúdos de Física, na área de eletrodinâmica. A intervenção em sala de aula teve a participação de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio de escolas particulares; sendo a controle e a outra experimental. Por determinação das escolas o livro texto não é obrigatório. O procedimento do trabalho elaborado foi ministrar aulas e avaliações idênticas para ambas as turmas. As aulas regulares utilizaram estratégias de ensino-aprendizagem tais como demonstrações, questionários e planos de aula. Na turma experimental foram introduzidas às atividades adicionais (Leituras de Física do GREF), para serem feitas em casa e entregues na aula seguinte, que tem período de uma semana. Na turma controle esta estratégia adicional não foi aplicada. Os resultados mostram que tanto na sala de aula como nas avaliações, a turma experimental teve melhor desempenho na medida em que, os alunos faziam perguntas, questionavam e interagiam com os conteúdos lecionados. Quanto à influência dos textos em relação à prova, observou-se melhor compreensão conceitual na turma experimental. Concluímos que a aplicação das Leituras de Física do GREF como estratégia teve influência positiva no processo de ensino-aprendizagem de Física, podendo ser estendido para outros conteúdos de física através de leituras que estimulem e influenciem o discente a refletir e trazer novas ideias para serem discutidas em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ECSilva.pdf8.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.