Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3109
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Ah eu sou jongueiro cumba! Negociação e resistência do jongo hoje
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Monique Pereira da
Tutor: Coutinho, Eduardo Granja
Tutor : Silva, Renato Mendonça Barreto da
Resumen: O jongo, cultura popular folclórica praticada no sudeste do estado do Rio de Janeiro, é abordado em suas diversas frentes com ênfase no significado e elaboração das mesmas para o próprio jongueiro, herdeiro desse saber. As comunidades Quilombo São José da Serra, do município de Valença-RJ, e Jongo da Serrinha, do bairro de Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro, são as referências do trabalho apresentado. Memória, cultura, tradição, modernidade e mediação são confrontados entre o “jongo-de-terreiro” e o “jongo-espetáculo”, visando o entrelaçamento desses, longe do discurso determinista da Verdade Absoluta. As mudanças da prática do jongo e suas consequências são constatadas a partir da contextualização histórica das comunidades em questão. Avalia-se como o jongueiro negocia a resistência de sua cultura, ao mesmo tempo que impõe à sociedade e a própria comunidade sua individualidade e necessidade próprias, enquanto membro de uma comunidade com essência na Arkhé, porém de caráter moderno e ocidentalizado.
Materia: Jongo
Tradição cultural
Resistência
Quilombos
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 6-jul-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Monique Pereira. Ah, eu sou jongueiro cumba! Negociação e resistência do jongo hoje. 2011. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MPSilva.pdf2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.