Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3128
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A pedagogia da terra: conhecendo a proposta político pedagógica do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
Autor(es)/Inventor(es): Dantas, Denize de Oliveira
Orientador: Motta, Vania Cardoso da
Resumo: Observa a concepção de Pedagogia da Terra construída ao longo da história de luta pela reforma agrária no Brasil. Tendo em vista a própria dinâmica de luta que insere contradições e mediações, algumas indagações se impõem para além de conhecer a proposta da pedagogia da terra: de que maneira as políticas públicas aos assentados estão em consonância com os princípios da Pedagogia da Terra? Como avaliar concepções subjacentes a essas políticas nos programas de atendimento educacional às populações do campo? Temos que o INCRA procura administrar terras públicas a médio elongo prazo, identificar e registrar os assentamentos e as comunidades tradicionais quilombolas, com a missão de delinear a política agrária e realizar o ordenamento fundiário nacional, cooperando para o desenvolvimento sustentável. Diante da demanda do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) por um projeto específico de educação do campo, em 1998, o INCRA cria o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). No entanto, o que se observou no decorrer desta pesquisa é que: a precariedade de condições favoráveis à manutenção e melhoria dos assentamentos ainda é patente, pois muitas escolas e propostas de intervenção agrária ainda precisam ser colocadas em prática de maneira a garantir a efetiva redistribuição da terra e a democratização do acesso à educação e políticas que garantam a integridade física; e o bem-estar dos assentados ainda está longe do ideal. Esta monografia faz o esforço de tentar compreender a proposta da Pedagogia da Terra em meio aos pontos de tensão entre Estado e políticas de desenvolvimento nacional, Estado e Movimentos do Campo e por último, a construção sólida de aparatos de luta do MST por uma educação popular e verdadeiramente agrária.
Palavras-chave: Educação rural
Trabalhadores rurais
Políticas públicas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DANTAS, Denize de Oliveira. A pedagogia da terra: conhecendo a proposta político pedagógica do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. 2015. 48 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3128
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