Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3129
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Imaginário, realização profissional: o aspecto da realização e satisfação profissional, na escolha de ser professor
Author(s)/Inventor(s): Lima, Ivy Esteves de
Advisor: Scofano, Reuber Gerbassi
Abstract: Pesquisa sobre a satisfação e realização na escolha de ser professor, e todos os sentimentos que envolvem essa satisfação e realização. Tem como objetivo específico conhecer um pouco os elementos da história de vida dos professores aqui representados, a fim de identificar quais sentimentos ali envolvidos contribuem para a realização e satisfação no exercício da docência. Compreender como foi constituída a história de vida desses professores até chegar a docência e investigar quais são as representações dos sentimentos de realização e satisfação profissional e por fim, reconhecer como esses profissionais driblam as dificuldades encontradas em sala de aula no seu dia-a-dia de trabalho, sem que interfira na sua satisfação e realização profissional. Deste modo primeiramente foi realizada a seleção de 3 (três) professores, de uma escola filantrópica localizada no Meier, zona norte do Rio de janeiro. Esta seleção foi através de uma conversa e após isso foi feita uma entrevista com 2 (duas) perguntas abertas, sobre o tema, para que fossem respondidas de maneira livre mais que correspondessem ao que foi perguntado. Como suporte teórico foram usadas as ponderações de Moscovici (2010) que trata de relações sociais, Durand (1998) para tratar da parte do imaginário, com Imaginação simbólica, e para a análise de conteúdo o suporte foi dado por Laurence Bardin (2011) além das contribuições de Oliveira (2002) para o mesmo fim. Concluiu-se o aspecto da realização e satisfação profissional está diretamente ligada aos sentimentos de gostar, amar, carinho, que está impregnado aos professores entrevistados, e mas, que esta realização não é de nenhuma forma interferida pelos problemas e barreiras encontradas em sala de aula, e que são esses próprios sentimentos que fazem com que esses professores superem as dificuldades encontradas no dia-a-dia.
Keywords: Formação de professores
Representação profissional
Imaginário
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Aug-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Ivy Esteves de. Imaginário, realização profissional: o aspecto da realização e satisfação profissional, na escolha de ser professor. 2016. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IELima.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.