Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3130
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A formação política do pedagogo: possíveis contribuições da participação dos estudantes no Centro Acadêmico de Pedagogia da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Zava, Diana Hoelgebaum
Orientador: Fernández, Silvina Julia
Resumo: Analisa a participação discente no Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAPed-UFRJ) contribui ou não para a compreensão, por parte dos estudantes, da dimensão sociopolítica do educador, contribuindo assim com saberes imprescindíveis a sua formação profissional. Para empreender tal análise, foram explorados os seguintes conceitos, relacionados à formação do pedagogo: dimensão sociopolítica da educação e da formação do pedagogo, subjetividade e participação. O trabalho realizou-se com base em pesquisa qualitativa, cujo principal instrumento foram entrevistas semiestruturadas realizadas com oito estudantes que participaram no CAPed-UFRJ, no período do segundo semestre de 2009 ao segundo semestre de 2013. As discussões estão organizadas ao longo de três capítulos: o primeiro capítulo trata de forma geral da formação política do Pedagogo; já o segundo capítulo aborda a participação dos estudantes no Centro Acadêmico de Pedagogia da UFRJ e o último versa sobre as possíveis contribuições da participação no Centro Acadêmico para a formação política do pedagogo, na perspectiva dos estudantes de Pedagogia da UFRJ. A análise efetuada indica um panorama segundo o qual percebemos a necessidade de se pensar acerca da formação política do pedagogo oferecida pelo espaço do Centro Acadêmico, assim como destaca, com base em resultados diversos, a importância da participação destes estudantes na sua organização específica para o seu posterior exercício profissional.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação política
Movimento Estudantil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ZAVA, Diana Hoelgebaum. A formação política do pedagogo: possíveis contribuições da participação dos estudantes no Centro Acadêmico de Pedagogia da UFRJ. 2015. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3130
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DHZava.pdf863,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.