Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3137
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância
Autor(es)/Inventor(es): Guedes, Camila Cruz
Orientador: Maia, Maria Vitória Campos Mamede
Resumo: Levanta as questões em relação à aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas, tentando um olhar para a esquizofrenia, chegando a algumas conclusões, tendo em vista que este ainda é um assunto pouco discutido no campo educacional. Para entendermos o que é a psicose e como as crianças psicóticas podem aprender as coisas que elas não aprendem, assim como para investigarmos como se dá o processo de escolarização destas crianças, que de uma maneira ou de outra são excluídas do ambiente escolar, recorremos à Psicanálise, buscando autores como Winnicott (1999), Pereira e Berlinck (2006) e Dias (1999), que nos possibilitam entender como a psicose infantil pode acontecer, e Jerusalinsky (2010), que utiliza de uma abordagem lacaniana para aprofundarmos sobre a aprendizagem e escolarização das crianças psicóticas. De acordo com a nossa revisão bibliográfica, e com ela concordamos, o ato de inclusão vai além da presença da criança no espaço escolar, são preciso saberes em relação a estes alunos, que nem sempre a escola possui. A Educação Terapêutica vista, de acordo com COLLI (2006), KUPFER (2006) e PETRI (2003), a possibilidade de unir Psicanálise e Educação na busca do atendimento adequado às crianças psicóticas, entendendo suas reais necessidades. Por meio de um estudo do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica - pode-se entender melhor a questão da importância do espaço escolar para a criança psicótica, analisando de forma mais acurada como é realizado o processo de inclusão na rede regular de ensino, sempre que possível, com o exemplo do Grupo Ponte.
Palavras-chave: Educação especial
Psicanálise
Psicose infantil
Esquizofrenia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GUEDES, Camila Cruz. A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância. 2015. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3137
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCGuedes.pdf700,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.