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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Licenciatura e formação de alunos leitores
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Ramalhes Goes da
Orientador: Giambiagi, Irene
Resumo: A prática do professor de ler literatura infantil para os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, visando a oferecer condições para o desenvolvimento do leitor, é considerada uma atividade de incentivo para que a criança se interesse pelo livro e pela leitura. Nessa perspectiva, é significativo o papel do educador como mediador da leitura na escola pública. Esta pesquisa bibliográfica objetivou responder à seguinte questão: é possível estabelecer relações entre a utilização de livros literários na sala de aula e o desenvolvimento do comportamento leitor no aluno? Entendemos que na realidade das diversas escolas públicas brasileiras ainda é um desafio para os professores formar alunos leitores, pois estes profissionais precisam ter clareza do papel social e cultural da literatura infantil em sala de aula. Salientamos, como afirma Perrotti (1990), que a escola sozinha não constitui uma política de redenção da leitura na sociedade, mas pode colaborar para o encontro do sujeito com o texto literário.
Palavras-chave: Educação infántil
Ensino fundamental
Literatura infantil
Livros e leitura
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COSTA, Ramalhes Goes da. Licenciatura e formação de alunos leitores. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
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