Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3143
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ e sua relação com o estágio não obrigatório
Author(s)/Inventor(s): Coutinho, Ilana Caroline Barbalho
Advisor: Cruz, Giseli Barreto da
Abstract: Investiga os sentidos atribuídos por estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ sobre o estágio não obrigatório (remunerado) e a sua formação docente. Haveria por parte dos discentes um sentido atribuído por eles na diferenciação dos estágios obrigatórios/não obrigatórios (remunerado)? Que sentidos são esses? Qual é o papel do estágio não obrigatório (remunerado) na formação profissional de pedagogos docentes? Seu objetivo consiste em analisar o papel do estágio não obrigatório (remunerado) na formação profissional de pedagogos docentes a partir da captura da percepção atribuída pelos estudantes a esse tipo de estágio. A estratégia metodológica utilizada foi a aplicação de questionário e o referencial teórico foi construído com base nas ideias de Lüdke (2013), Pimenta (2005/2006) e Zeichner (2010). Participaram do estudo 91 discentes entre o 3º e o 10º período do curso. Os resultados indicam que a realização do estágio não obrigatório (remunerado) exerce grande atratividade aos estudantes do curso por questões de ordem financeira e de experiência profissional. Cinco sentidos, em especial, são atribuídos pelos participantes a esse tipo de estágio: preparação; autonomia; responsabilidade; vinculação e liberdade de escolha.
Keywords: Ensino superior
Formação de professores
Estágios
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COUTINHO, Ilana Caroline Barbalho. Estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ e sua relação com o estágio não obrigatório. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ICBCoutinho.pdf807.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.