Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3143
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ e sua relação com o estágio não obrigatório
Autor(es)/Inventor(es): Coutinho, Ilana Caroline Barbalho
Orientador: Cruz, Giseli Barreto da
Resumo: Investiga os sentidos atribuídos por estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ sobre o estágio não obrigatório (remunerado) e a sua formação docente. Haveria por parte dos discentes um sentido atribuído por eles na diferenciação dos estágios obrigatórios/não obrigatórios (remunerado)? Que sentidos são esses? Qual é o papel do estágio não obrigatório (remunerado) na formação profissional de pedagogos docentes? Seu objetivo consiste em analisar o papel do estágio não obrigatório (remunerado) na formação profissional de pedagogos docentes a partir da captura da percepção atribuída pelos estudantes a esse tipo de estágio. A estratégia metodológica utilizada foi a aplicação de questionário e o referencial teórico foi construído com base nas ideias de Lüdke (2013), Pimenta (2005/2006) e Zeichner (2010). Participaram do estudo 91 discentes entre o 3º e o 10º período do curso. Os resultados indicam que a realização do estágio não obrigatório (remunerado) exerce grande atratividade aos estudantes do curso por questões de ordem financeira e de experiência profissional. Cinco sentidos, em especial, são atribuídos pelos participantes a esse tipo de estágio: preparação; autonomia; responsabilidade; vinculação e liberdade de escolha.
Palavras-chave: Ensino superior
Formação de professores
Estágios
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Set-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COUTINHO, Ilana Caroline Barbalho. Estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ e sua relação com o estágio não obrigatório. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICBCoutinho.pdf807.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.