Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3145
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O ensino da virtude amizade por meio da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Jeniffer Sthepanie Barboza da
Tutor: Lins, Maria Judith Sucupira da Costa
Resumen: Analisa as probabilidades do livro paradidático “Os Colegas” da premiada escritora brasileira Lygia Bojunga. São apresentados elementos que nos permitem afirmar que esta obra literária proporciona importante contribuição para o ensino da virtude amizade. Destacamos elementos no livro que possam favorecer a aprendizagem desta virtude, considerada fundamental para Aristóteles para o exercício da cidadania. Esta pesquisa de cunho teórico documental considera como hipótese de trabalho analisar o citado livro em confronto com a obra de Aristóteles (384-322 a. C, 2009) intitulada Ética a Nicômaco, de modo que possamos extrair indicadores da validade desta literatura infantil. Além da obra deste filósofo, usaremos ainda como apoio o pensamento de MacIntyre (2001) e Sucupira Lins (2007, 2014). O estudo se deu a partir da observação sobre o estado de desordem moral apontada pelo filósofo Alasdair MacIntyre (2001) nas sociedades modernas. O mesmo autor afirma que este padrão comportamental está diretamente ligado ao emotivismo, que é uma forma de agir calcada no prazer e na opinião pessoal. Este autor destaca a importância do ensino das virtudes aristotélicas como proposta de vida social, visando relações sociais saudáveis. A educação é um processo de transformação do ser humano pelo qual a escola também é responsável e cuja finalidade é o desenvolvimento integral do cidadão (SUCUPIRA LINS, 2014). Por isso, a presente monografia revela a importância de o educador estar atento ao desenvolvimento do ensino/aprendizado para que haja sucesso na prática da construção de comportamentos baseados em virtude. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) recomendam que o trabalho realizado pela escola possibilite o ensino de ética por meio dos Temas Transversais. Devido a esta orientação, destacamos a utilização da obra literária infantil já mencionada como importante ferramenta para o ensino de valores éticos e morais para as crianças, entendendo a relevância do mesmo material para proporcionar prazer literário e diversão, o que também torna o ensino formativo lúdico, interativo e descontraído. Concluímos, a partir da análise das falas dos personagens do livro estudado, que existe a probabilidade das crianças aprenderem a virtude da amizade por meio desta literatura.
Materia: Ensino fundamental
Literatura infantil
Filosofia da educação
Valores sociais
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::UNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: oct-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Jeniffer Stephanie Barboza da. O ensino da virtude amizade por meio da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JSBSilva.pdf266.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.