Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVianna, Deise Miranda-
dc.contributor.authorSantos Júnior, Jobson Lira-
dc.date.accessioned2017-11-09T16:11:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:51Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3152-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectInvestigação científicapt_BR
dc.subjectSistemas de medidaspt_BR
dc.titleDa confusão à convenção: uma proposta de atividade investigativa sobre sistemas de medidapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Sales, Vitor Cossich de Holanda-
dc.contributor.referee1Vianna, Deise Miranda-
dc.contributor.referee2Dias, Marco Adriano-
dc.contributor.referee3Gaspar, Marcos Binderly-
dc.description.resumoApresenta uma proposta didática para o tema de Física do Ensino Médio Sistemas de Medidas, que, apesar de ter muita importância para a Ciência, é pouco explorado nas salas de aula. Apresento uma metodologia para desenvolvimento de uma atividade investigativa, através da qual proponho uma experiência com roteiro de apoio para os alunos, com problemas a serem trabalhados. Após a aplicação do material em um Colégio público da rede Federal de ensino, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, alguns dados e análise da dinâmica a partir de discussões feitas pelos alunos são apresentados. Esta proposta visa a facilitar a argumentação e o aprendizado de Física dos alunos, buscando fazê-los notar o sentido do que estão estudando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JLSJunior.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.