Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3162
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mídia política e gênero: Dilma Rousseff e as mulheres políticas no noticiário
Autor(es)/Inventor(es): Assis, Carolina Silva de
Orientador: Soares, Raquel Paiva de Araújo
Resumo: Investiga a representação das mulheres políticas no noticiário, discutindo como os enquadramentos baseados em estereótipos de gênero podem condicionar e constranger a atuação política feminina. Procura-se focar a abordagem da relação entre comunicação e política na questão da representação midiática como momento de representação política e no papel do jornalismo nas agendas pública e política. Apresenta-se uma leitura da cobertura jornalística de três momentos da trajetória política de Dilma Rousseff nos jornais O Globo e Folha de São Paulo, procurando observar os estereótipos de gênero na representação da atual presidenta. O trabalho discute também o panorama atual da atuação política feminina no Brasil e como o pluralismo de perspectivas na mídia pode colaborar para a inclusão política de minorias sociais.
Palavras-chave: Jornalismo impresso
Jornalismo político
Gênero
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ASSIS, Carolina Silva de. Mídia, Política e Gênero - Dilma Rousseff e as mulheres políticas no noticiário. 2011. 163 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSAssis.pdf11.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.