Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3185
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A formação dos instrutores dos centros de formação de condutores na sociedade brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Carmo, Renato Tavares do
Orientador: Moehlecke, Sabrina
Resumo: Os instrutores de autoescolas levaram anos para ter sua profissão regulamentada e reconhecida profissionalmente. O atual Código de Trânsito Brasileiro reparou essa falha e atendeu os interesses dessa categoria. Essa conquista traz seriedade ao processo de formação de instrutores pelas entidades que compõem o sistema nacional de trânsito. Essas mudanças foram necessárias para atender uma demanda profissional e a minha análise de tabelas e leis de trânsito permitiu um mapeamento da formação do instrutor e do funcionamento das autoescolas. Essas transformações influenciaram na condução do ensino para a formação desses instrutores e também dos candidatos a habilitadores para o exercício da cidadania no trânsito. O objetivo deste trabalho está ancorado na lei 12.302/10 que regulamenta o instrutor de trânsito como profissão e com intuito de evidenciá-lo realizei um retrospecto de sua profissionalização e identifiquei os caminhos que levaram a esse intento. Como método de pesquisa essa descoberta aconteceu através de leituras do código de trânsito brasileiro e de autores que escreveram trabalhos sobre esses profissionais permitindo conclusões sobre a temática trabalhada. Com o objetivo e a metodologia inclinada para essa proposta de pesquisa os resultados demonstraram que a formação do instrutor de trânsito é um desdobramento dos processos legislativos e que os órgãos que atuam nessa regulamentação criaram meios para a concretização da formação, qualificação e reciclagem desse profissional.
Palavras-chave: Ensino profissional e técnico
Instrutores de trânsito
Autoescolas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARMO, Renato Tavares do. A formação dos instrutores dos centros de formação de condutores na sociedade brasileira. 2015. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RTCarmo.pdf763.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.