Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3188
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Reordenamento da instrução pública na primeira República: o caso da Reforma Benjamin Constant (1890)
Autor(es)/Inventor(es): Pinto, Suzana Teixeira
Orientador: Marques, Jucinato de Sequeira
Resumo: O presente estudo tem como finalidade compreender o reordenamento da instrução pública nos primeiros anos republicanos a partir do advento da Reforma Benjamin Constant. Para isso, pretende: 1) Conhecer os principais aspectos históricos que marcam a passagem do período monárquico para o republicano; 2) Conhecer o papel que a instrução pública, à época, assumiu no estabelecimento de uma nova ordem social; 3) Analisar o Decreto nº 981, de 8 de novembro de 1890, que reformou a instrução pública no país. O estudo fundamenta-se principalmente com as contribuições dos autores Faria Filho (1998), Magalhães (2004) e Torres (2010). Tomou-se como instrumento de análise o Decreto nº 981, de 8 de novembro de 1890, que regulamenta o funcionamento da instrução primária e secundária do Distrito Federal. Os dados analisados, bem como a literatura revisitada, apontam os primeiros anos da República como um momento de construção de uma nova ordem social e a escola como a instituição legitimada para promover os valores, paradigmas e elementos que impulsionam a ordem, o progresso e a civilidade no novo padrão societário republicano.
Palavras-chave: Reforma do ensino
História da educação
Currículos e programas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PINTO, Suzana Teixeira. Reordenamento da Instrução Pública na Primeira República: o caso da Reforma Benjamin Constant (1980). 2015. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3188
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STeixeira.pdf486,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.