Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3191
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O discente de Pedagogia e os desafios da inclusão na escola: o olhar do mediador escolar
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Ana Paula Teijido Barroso de
Tutor: Maia, Maria Vitória Campos Mamede
Resumen: Discutir a inclusão é tarefa, no mínimo, desafiadora. Inclusão vem do latim includere, que significa “fazer parte de” ou “participar de”. Se o aluno não está incluído, “não faz parte de” um determinado grupo. Percebo, então, que se faz necessário pensar para além da esfera das crianças com necessidades educacionais especiais e avançar na discussão da relação que a escola estabelece com o “diferente”, identificado a partir de um ‘padrão’ previamente definido. A fim de facilitar a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais, cada vez mais as instituições estão contratando estudantes de Pedagogia para atuarem como mediadores desses alunos em uma classe regular para mediar o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho tem o intuito de discutir e identificar os possíveis desafios vividos no dia a dia pelo discente de Pedagogia enquanto mediador escolar. A abordagem da pesquisa maior será qualitativa, com observação participante, tendo como um dos instrumentos aplicação de questionário a discentes de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ que atuam ou já atuaram como mediador escolar. Como base para análise dos dados que foram levantados pelo campo, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema e é neste recorte que o presente trabalho se insere. Pensando na mediação escolar e nos dias de hoje, muito se discute e se reflete sobre esta prática, mas não se encontra material suficiente que aborde diretamente o papel do mediador escolar. Ademais, buscou-se responder as questões levantadas pela pesquisadora durante a experiência como mediadora sobre qual seria a função e a formação do mediador escolar, se existe especialização e se sua presença tem amparo legal. Sendo assim, procurou analisar os documentos referentes à Educação Especial e inclusão, que possam nortear o trabalho do mediador escolar. Portanto, a presente pesquisa reforça que o tema proposto é de suma importância, devendo incentivar novas pesquisas para fomentar a teoria.
Materia: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Mediação pedagógica
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Ana Paula Teijido Barroso de. O discente de Pedagogia e os desafios da inclusão na escola: o olhar do mediador escolar. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
APTOliveira.pdf616.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.