Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/321
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A vez do pixel: A introdução do livro eletrônico no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Medeiros, Mariana Kohnert
Orientador: Monteiro, Mario Feijó Borges
Resumo: O projeto consiste no estudo da introdução do livro eletrônico no mercado brasileiro através de uma reflexão a respeito das alterações no modo de produzir livros e da forma com que o profissional de produção editorial deverá se adaptar a essas mudanças. A cultura digital segue seu caminho praticamente atropelando a cultura impressa, não somente pela quantidade de informações que pode abarcar, mas também pelas diferentes mídias que surgem com velocidade impressionante, possibilitando novos suportes para objetos que se acreditava serem exclusivos do mundo impresso. No cerne da discussão está o livro, pois no momento passa por uma transição polêmica. Há quem acredite que é impossível ler um romance em suporte digital, e há aqueles que dizem que o futuro do livro é o meio eletrônico. A experiência do Kindle, leitor digital desenvolvido pela Amazon, é o caso concreto mais bem-sucedido da atualidade, possibilitando a leitura de livros e jornais em qualquer lugar provido de internet. Por mais que as opiniões se distanciem e o livro eletrônico apareça ora como mocinho, ora como vilão, está claro que ele não é uma novidade passageira. Estudar possíveis formatos e como o leitor brasileiro pode receber o livro eletrônico é essencial para que o potencial dessa nova mídia seja aproveitado ao máximo. E o primeiro passo é reconhecer que o livro digital é uma realidade presente, e não mais uma possibilidade distante.
Palavras-chave: Produção editorial
Livro eletrônico
Suporte digital
Tecnologia do livro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Jun-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MEDEIROS, Mariana Kohnert. A vez do pixel: A introdução do livro eletrônico no Brasil. 2009. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/11422/321
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A vez do pixel.pdf925,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.