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Type: Dissertação
Title: Influência da interação entre modos e imperfeições na flambagem de cascas cilíndricas axialmente comprimidas
Author(s)/Inventor(s): Antonini, Ricardo Coscarelli
Advisor: Batista, Ronaldo Carvalho
Abstract: Apresentam-se resultados de uma análise não-linear de cascas cilíndricas circulares sob compressão axial. Incluem-se nesta análise a verificação dos efeitos de imperfeições geométricas iniciais e do acoplamento entre modos de deslocamento na resposta não-linear dessas cascas. A partir da investigação da variação das distribuições de energia durante a resposta não-linear, comprova-se, que as contribuições de energia (ou rigidez) de membrana para a estabilidade da casca são reduzidas substancialmente pelos efeitos combinados da interação não-linear entre os modos dominantes e imperfeições iniciais. Os resultados dessa investigação são usados para validar um modelo teórico linearizado com energia reduzida, recentemente proposto, que fornece limites inferiores das cargas de flambagem. Estendendo um pouco mais estas investigações, obtêm-se informações que permitem a proposição de um modelo não-linear com energia reduzida que, simulando o efeito do acoplamento entre vários modos de deslocamento, fornece estimativas das cargas de flambagem, em função de imperfeiçoes medidas experimentalmente, com pequeno esforço computacional. Mostra-se que os resultados teóricos obtidos com esses modelos simplificados se comparam favoravelmente a resultados experimentais e representam alternativas simples quando correlacionados com outros procedimentos teóricos.
Abstract: Results from a non-linear analysis of circular cylindrical shells under axial compression are presented. Included in this analysis are the effects that mode coupling and initial geometric imperfections have on the non-linear buckling behaviour. It is shown, through the inspection of energy distributions, that the stabilizing membrane energy contributions are eroded substantialy during the imperfection-sensitive non-linear mode interaction that occurs in the buckling of these shells. The results of this analysis are used to validate a recently proposed linearized reduced energy model that provides theoretical lower bound estimates of reported buckling loads. Extending this analysis to advanced post-critical (post-buckling) equilibrium states, important qualitative informations were obtained and made it possible to propose a non-linear reduced energy model which seems to provide close estimates for the buckling loads with little computational effort. Finally, the theoretical results obtained with these simplified models are shown to compare favourably with experimental results, representing, unlike other procedures, simple alternative methods for calculating buckling loads.
Keywords: Engenharia Civil
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Production unit: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-1981
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia Civil

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