Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3223
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Sistema de avaliação da educação do estado do Rio de Janeiro (SAERJ): a avaliação em disputa no cotidiano de professores e alunos de uma escola do ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Andrea Neves
Tutor: Souza, Elaine Constant Pereira de
Resumen: Discuti os usos da avaliação de larga escala que envolve o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) e alguns desdobramentos desta avaliação externa no interior de uma escola da rede pública estadual de ensino, na modalidade Magistério e sua relação com o processo de ensino aprendizagem. Esta temática mostra-se relevante, uma vez que as propostas advindas dos sistemas de avaliações externas no Brasil vêm influenciando diretamente as políticas educacionais brasileiras, trazendo mudanças significativas para o cotidiano dos alunos e professores, tanto no que se refere à concepção de processo de ensino e aprendizagem, quanto em relação dos saberes pedagógicos dos professores e a avaliação escolar. No intuito de aprofundar essa discussão, foi desenvolvida uma pesquisa de campo exploratória em uma escola da rede pública estadual de ensino, segmento do ensino médio, modalidade magistério. Assim, como ao longo do ano 2012, participei da aplicação das provas do SAERJINHO e do SAERJ no final de cada bimestre, aproveitei a oportunidade dada pela direção da escola e apliquei questionários nos alunos, bem como, entrevistei dois professores, sendo um de matemática e outro de língua portuguesa dessa instituição. Os questionários e as entrevistas foram importantes para elucidar melhor a percepção destes indivíduos sobre o uso de um sistema de avaliação de larga escala, conceito que será elucidado neste estudo. Na fundamentação teórica deste trabalho, procurei dialogar com seguintes autores que discorrem sobre avaliação da aprendizagem, são eles: Bonamino (1999), Freitas (2002), Afonso (2000), Luckesi (2002) e alguns autores que representam a temática da avaliação sobre as políticas públicas, como por exemplo, Ramos & Schabbach (2012); Costa & Castanhar (2003). Dentro desse contexto, tentei compreender o uso da avaliação de larga escala e externa no cenário escolar, trazendo os conceitos e práticas de avaliação da aprendizagem. O estudo mostrou um conflito com as finalidades pedagógicas dos conhecimentos desenvolvidos em sala de aula, por uma parcela significativa de professores, e o debate cotidiano em uma escola do ensino médio acerca da perda da autonomia docente sobre os conhecimentos escolares e a sala de aula.
Materia: Ensino médio
Avaliação da educação
Rio de Janeiro (Estado)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-ene-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOARES, Andrea Neves. Sistema de avaliação da educação do estado do Rio de Janeiro (SAERJ): a avaliação em disputa no cotidiano de professores e alunos de uma escola do ensino médio. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANSoares.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.