Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3225
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Experiências com artes visuais na educação infantil e as diferentes linguagens
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Camilla Borges Passos
Orientador: Guimarães, Daniela de Oliveira
Resumo: Estudo qualitativo sobre a relação de crianças de 4 a 5 anos e professores da Educação Infantil do Colégio Pedro II (Unidade de Educação Infantil Realengo) com as artes visuais. Considerando que muitas vezes o trabalho com artes é fragmentado nas instituições educacionais, o objetivo principal deste estudo é discutir a importância e o papel do trabalho com artes visuais na Educação Infantil em contraposição à sua fragmentação. Para fundamentar esta discussão, a pesquisa foi orientada a partir dos estudos de teóricos como: Vigotski (2009), Barbosa (1998), Leite (2002), Ostetto (2004, 2010), entre outros que abordam temas pertinentes às artes visuais. Este trabalho busca compreender as possibilidades de exploração do trabalho envolvendo artes visuais na Educação Infantil, a fim de contribuir com a formação do professor pedagogo, não especialista em artes. Ao final, concluímos que em uma prática que tem como referência o projeto de trabalho garante-se a integração entre diferentes linguagens e áreas do conhecimento; além disso, proporciona experiências e aprendizagens significativas para as crianças.
Palavras-chave: Educação infantil
Artes visuais
Linguagem
Crianças
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COSTA, Camilla Borges Passos. Experiências com artes visuais na educação infantil e as diferentes linguagens. 2016. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3225
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCosta.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.