Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3225
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Daniela-
dc.contributor.authorCosta, Camilla Borges Passos-
dc.date.accessioned2017-12-01T16:46:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA, Camilla Borges Passos. Experiências com artes visuais na educação infantil e as diferentes linguagens. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3225-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleExperiências com artes visuais na educação infantil e as diferentes linguagenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760pt_BR
dc.contributor.referee1Arenhart, Deise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761pt_BR
dc.contributor.referee2Schaefer, Katia de Souza e Almeida Bizzo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2266965254717709pt_BR
dc.description.resumoEstudo qualitativo sobre a relação de crianças de 4 a 5 anos e professores da Educação Infantil do Colégio Pedro II (Unidade de Educação Infantil Realengo) com as artes visuais. Considerando que muitas vezes o trabalho com artes é fragmentado nas instituições educacionais, o objetivo principal deste estudo é discutir a importância e o papel do trabalho com artes visuais na Educação Infantil em contraposição à sua fragmentação. Para fundamentar esta discussão, a pesquisa foi orientada a partir dos estudos de teóricos como: Vigotski (2009), Barbosa (1998), Leite (2002), Ostetto (2004, 2010), entre outros que abordam temas pertinentes às artes visuais. Este trabalho busca compreender as possibilidades de exploração do trabalho envolvendo artes visuais na Educação Infantil, a fim de contribuir com a formação do professor pedagogo, não especialista em artes. Ao final, concluímos que em uma prática que tem como referência o projeto de trabalho garante-se a integração entre diferentes linguagens e áreas do conhecimento; além disso, proporciona experiências e aprendizagens significativas para as crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCosta.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.