Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3253
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Por uma ressignificação da educação segundo Rubem Alves
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Cláudia Rebeca
Tutor: Scofano, Reuber Gerbassi
Resumen: Em meio a tantos aspectos que compõe a rotina das atividades escolares, com uma linguagem simples porém muito reflexiva o autor nos faz perceber detalhes importantes sobre as bases filosóficas e teóricas educacionais. Criando estórias com lições sobre Educação como fator determinante na transformação do sistema educacional tradicional. Levanta reflexões sobre o que se ensina, para quem se ensina, quais os métodos utilizados para a aplicação da educação levando em conta o público sujeito a ela. Faz críticas a Educação que oprimi, subjulga e acontece apenas para acumular conhecimento. Onde o que importa é o conhecimento em si e não o significado deste para os alunos. Questiona como o processo de aprendizagem é transmitido de geração em geração, da mesma forma, sem questionamentos. O processo de ensino cria um exército de alunos facilmente controlável pelas forças econômicas, já que forma alienados. A criança é vista como mera utilidade social. O aspecto repetitivo limita a capacidade criativa dos estudantes, impedindo que estes busquem alternativas às soluções apresentadas e os limita na busca do desconhecido. Rubem Alves sugere uma educação prazerosa, lúdica e simultaneamente transformadora que pense mais em desenvolver a alegria do aprender e não a postura do “aprenda e não discuta”. A educação com o objetivo de desenvolver a capacidade de imaginar, de fugir do comum, de criar. Rubem Alves levanta reflexões sobre a padronização que a escola faz diante do comportamento e da aprendizagem. A criança ingressa na escola com sonhos, certezas, questionamentos e aberta a um mundo novo. Na grande maioria das situações o que encontra é uma configuração pré-estabelecida de comportamento e formas de aprendizagem. Tudo isso é avaliado e dificilmente se valoriza as particularidades.
Materia: Ensino fundamental
Prática de ensino
Aprendizagem
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: may-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOARES, Cláudia Rebeca. Por uma ressignificação da educação segundo Rubem Alves. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CRSoares.pdf276.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.