Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3254
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Diane Aragão da
Orientador: Kelman, Celeste Azulay
Resumo: Investigação sobre como os alunos surdos aprendem em ambiente inclusivo. Tem como objetivo geral conhecer e descrever as dificuldades: do ensino aprendizagem; da inclusão; da formação inicial e continuada dos professores. Para tanto, pretende-se especificamente informar as teorias e metodologias aplicadas para solução das dificuldades; promover reflexões a respeito da formação de professores e sua formação continuada e difundir as práticas de inclusão frente ao preconceito e estigma. O público alvo deste trabalho abrange principalmente os educadores envolvidos com alunos de classes inclusivas, na qual hajam alunos surdos, mas também se direciona para todos os integrantes dessa comunidade escolar. A abordagem metodológica desenvolvida partiu da observação de casos que, em uma busca empírica de respostas, culminaram em uma profunda investigação sobre esses fenômenos dentro do seu contexto de realidade. O levantamento de dados foi construído a partir da pesquisa exploratória que envolve levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevista informal e estudo de caso. A análise dos resultados subsidiou-se no referencial teórico sociocultural, nos questionários e na entrevista realizada com os professores. Diferentes aspectos foram abordados, tais como o contexto da legislação a respeito do Surdo; o desenvolvimento do processo de inclusão no Brasil com seus preconceitos e estigmas; formação inicial e continuada e teoria e metodologia do Surdo envolvendo: identidade, intérprete, língua de sinais, bilinguismo, monolinguismo, desenvolvimento cognitivo, dentre outros. Os referenciais utilizados foram: Brasil, Gil, Goldfeld, Hoffman, Kelman, Lacerda, Lodi, Luckesi, Saraiva e Bruno Kanacilo Yagi, ex-colega da Pedagogia.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Educação espacial
Surdo
Formação de professores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Diane Aragão da. Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender. 2016. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3254
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DASilva.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.