Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3261
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educação de jovens e adultos: permanência na EJA seus sentidos e desafios
Autor(es)/Inventor(es): Parrião, Ivanildes Alves
Orientador: Guimarães, Daniela
Resumo: Pesquisa qualitativa, realizada com três alunas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) que frequentam as aulas com a mesma professora desde 2013. Seu objetivo principal é entender o que motiva a permanência desse pequeno grupo de alunas. Para isso foi elaborado um questionário semi estruturado com perguntas abertas e fechadas. A partir desse questionário e das observações de campo realizaram-se as discussões e análises. As discussões estão organizadas em dois capítulos: Um levantamento teórico sobre permanência e evasão dos sujeitos da EJA, onde utilizamos como referencial teórico a monografia (Alfabetizados/as na EJA as razões da permanência nos estudos) de Paula Oliveira. Em seguida, verificamos que haviam poucos trabalhos sobre permanência e uma grande quantidade sobre evasão, escolho fazer a pesquisa com as alunas. Procurando entender seus motivos e desafios para continuar na turma 191. Segundo capítulo, analisamos os questionários e as observações de campo discutindo junto com autores que abordam o tema da permanência e desafios da Educação de Jovens e Adultos.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PARRIÃO, Ivanildes Alves. Educação de jovens e adultos: permanência seus sentidos e desafios. 2016. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IAParriao.pdf380.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.