Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3274
Especie: Dissertação
Título : Vibração longitudinal de barras de secção variável
Autor(es)/Inventor(es): Back, Nelson
Tutor: Bevilacqua, Luiz
Resumen: Determinação das frequências e dos modos naturais de vibração de barras com secção variável. A primeira parte, que é um estudo prolongado em barras de secção uniforme sob diferentes condições de contorno, tem por finalidade uma base de comparação dos resultados obtidos posteriormente. Na segunda parte são estudadas determinadas formas particulares de variação da secção para as quais é possível obter uma solução analítica de forma convencional. Poucos são estes casos que consideramos de interesse prático. Finalmente obtém-se uma solução para um caso geral uma vez que a função de secção da barra admite um desenvolvimento em série de Fourier. Este método de análise apresenta a grande vantagem de nos permitir o cálculo das frequências e dos modos naturais de vibração para as mais diversas condições cinética e potencial total. É possível constatar a rápida convergência do método além da grande precisão dos resultados obtidos no exemplo, principalmente quando analisamos o valor encontrado no caso limite da barra uniforme.
Materia: Barras
Vibrações
Estática das estruturas
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-1968
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
118080.pdf2.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.