Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/328
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As faces da interatividade: um estudo de caso comparativo entre o game The Walking Dead e o produto editorial digital Bottom of the Ninth
Autor(es)/Inventor(es): Raposo, Vanessa Silva
Orientador: Oliveira Junior, Paulo Roberto Pires de
Resumo: Neste trabalho é estudado como o ingresso dos livros e histórias em quadrinhos no universo das mídias digitais pode representar a assimilação da narrativa multiforme no espaço da ficção editorial. Analisamos como a utilização dos elementos interativos potencializados pelos sistemas de computador não são per se contraditórios à criação narrativa, o que é exemplificado pela definição de narrativa ergódica, presente nos jogos eletrônicos. Para fornecer um panorama mais preciso, é feito um estudo de caso comparativo entre os elementos digitais do game The Walking Dead (Telltale Games, 2012) e da Graphic Novel para iPad Bottom of the Ninth (Ryan Woodward, 2012).
Palavras-chave: Produção editorial
Produção audiovisual
Seriado
Séries de televisão
Livro eletrônico
Jogos online
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RAPOSO, Vanessa Silva. As faces da interatividade: um estudo de caso comparativo entre o game The Walking Dead e o produto editorial digital Bottom of the Ninth. 2013. 154 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11422/328
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VRaposo.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.