Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/347
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Critérios para identificação de obras raras da área de química: acervo da Biblioteca Jorge de Abreu Coutinho do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Sérgio, Leonisses Manhã
Tutor: Araújo, André Vieira de Freitas
Resumen: O objetivo deste trabalho é estabelecer e discutir os critérios para a identificação de livros raros da Biblioteca do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (BIQ/UFRJ). A partir da pesquisa bibliográfica, buscamos conceitos sobre obras raras e o estabelecimento de critérios de raridade. Paralelamente, realizamos a análise dos critérios para identificação de obras raras adotados pela Biblioteca Nacional (BN) e por quatro universidades, a saber: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O estabelecimento de novos critérios para a identificação de obras raras e/ou especiais da BIQ poderá servir como proposta para instituições similares na análise e discussão da raridade em seus acervos. Partindo do conhecimento daquilo que é raro é possível tomar providencias necessárias à salvaguarda e difusão documental. O presente estudo pretende ser uma contribuição à memória da área de Química, no contexto da UFRJ.
Materia: Biblioteconomia de Livros Raros
Critérios de raridade
Biblioteca do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (BIQ/UFRJ)
Obras raras
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 24-jun-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LMSERGIO.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.