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Tipo: Dissertação
Título: Efeito do tempo de carregamento e a questão dos recalques de estacas em provas de carga
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Antonio Colatino
Orientador: Lopes, Francisco de Rezende
Resumo: Os assuntos tratados neste trabalho são relacionados com fundações em estacas, abordando o seu comportamento quando submetidas a provas de carga verticais. São examinados os tipos de estacas mais usuais. Analisam-se provas de carga com o objetivo de se verificar a influência da velocidade de carregamento sobre os recalques apresentados nas provas, assim como sobre as cargas de ruptura. Observa-se que carregamentos mais rápidos - ou critérios de estabilização menos rigorosos - conduzem a recalques menores e capacidades de carga maiores. Provas de carga são, ainda, retro-analisadas a fim de se obter módulos de deformabilidade do solo, a serem empregados em estimativas de recalques. Procura-se ajustar um método expedito para cálculo de recalques, utilizando-se resultados de ensaios de penetração dinâmica - SPT. Finalmente, analisam-se alguns casos de recalques de grupos, comparando-se previsões de método empírico com os recalques observados.
Resumo : This thesis deals with foundation pile performance when subjected to vertical load tests. The most usual types of piles are investigated. Load tests are analysed with the purpose of verifying the influence of the loading rate on settlements and on failure loads. It is observed that a more rapid loading - or less rigorous stabilization criterion - leads to smaller settlements and greater load capacity. Load tests are backanalysed to obtain soil deformability moduli, to be employed in the calculation of settlements. A simple method for computation of settlements is proposed, making use of dynamic penetration test (SPT) results. Finally, some cases of group settlements are analysed, by comparing settlements calculated by an empirical method and actually observed.
Palavras-chave: Engenharia Civil
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-1985
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3485
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