Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3532
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As ondas de protestos em 2011 e o "Ocupa Rio"
Autor(es)/Inventor(es): Sá, Marcelo Dantas Corrêa de
Orientador: Paiva, Raquel
Resumo: Inúmeros protestos e grandes mobilizações sociais marcaram o ano de 2011. No Oriente Médio e em países do norte da África, a “Primavera Árabe” - como assim ficou conhecida a série de movimentos deflagrados na região - trouxe a queda de governantes autoritários que se mantinham há muitos anos no poder. No Ocidente, tivemos ondas de protestos como as desenvolvidas na Espanha e os Occupy’s, que, a partir de Wall Street, espalharam-se pelo mundo, fazendo com que milhares de pessoas montassem acampamentos em praças públicas, como forma de manifestar-se contra aspectos do modelo capitalista. Algumas características são comuns entre essas manifestações, como, por exemplo, o uso intensivo das mídias sociais, o protagonismo da juventude e a internacionalização das ações. Este trabalho observa essas características, assim como outros aspectos sócio-culturais que potencialmente influíram nesses processos. Para isso, desenvolve-se através de três movimentos. O primeiro dispõe de uma breve reflexão sobre as crises por que passa o capitalismo: tanto uma crise moral, sistêmica, sobre a qual propriamente se constrói nosso modelo econômico; quanto uma crise conjuntural, financeira, espalhada a partir de 2008 pelo mundo. O segundo tenta traçar uma análise sobre esses movimentos globais, em que se tenta descrever algumas das principais características da Primavera Árabe, das manifestações espanholas que deram origem ao 15-M e do Occupy Wall Street. Por fim, o último movimento deste trabalho consiste numa descrição e reflexão aproximada sobre o ‘Ocupa Rio’ que foi expressão carioca do movimento dos Occupy’s, que se manteve por cerca de um mês e meio na Praça da Cinelândia, centro do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Movimentos sociais
Manifestações de rua
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jul-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SÁ, Marcelo Dantas Correa de. As ondas de protestos em 2011 e o ‘Ocupa Rio’. 2012. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3532
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSá.pdf525,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.