Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3548
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Programa integrado da UFRJ para a educação de jovens e adultos (EJA-PI) e a avaliação diagnóstica: caminhos para a compreensão sobre a prática docente na EJA
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Fátima Maria Santos da
Orientador: Souza, Elaine Constant Pereira de
Resumo: Qual a função da avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Ao observar que os educando da turma de alfabetização que por dois anos atuei como alfabetizadora ao serem avaliados demonstrava medo e tensão, busquei aprofundar-me neste tema, com o objetivo de descobrir por quais motivos os educados, mesmo cientes que o instrumento de avaliação, não tinha como finalidade a aprovação ou reprovação, não superavam o temor de estarem sendo avaliados. O presente trabalho irá discorrer sobre este assunto, no entanto antes de respondermos a esta pergunta, vamos conhecer sucintamente a história da educação no Brasil, para poder melhor entender como se deu a Educação de Jovens e Adultos em nosso País. Após isso iremos estudar as primeiras iniciativas do governo federal, em prol da EJA e faremos uma breve descrição das principais campanhas do Ministério da Educação para a alfabetização de jovens e adultos. Após isso, com o fim das campanhas ministeriais, conhecer os principais movimentos sociais de educação e o novo paradigma de ensino trazido ao povo por estes setores. Neste contexto da educação popular, Paulo Freire será um ícone na alfabetização de jovens e adultos. Portanto falar do seu trabalho e contribuição para a educação popular é relevante em um trabalho como este. Por fim, definimos a avaliação diagnóstica e analiso baseado no conceito trazido por Cipriano Luckesi sobre a avaliação da aprendizagem a minha experiência como alfabetizadora na educação de jovens e adultos, fazendo uma ação-reflexão-ação da minha prática docente.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Aprendizagem
Avaliação educacional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Fátima Maria Santos da. Programa integrado da UFRJ para a educação de jovens e adultos (EJA-PI) e a avaliação diagnóstica: caminhos para a compreensão sobre a prática docente na EJA. 2016. 66 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3548
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMSSilva.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.