Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3649
Especie: Dissertação
Título : Uma formalização da mecânica analítica dos sistemas de corpos rígidos
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Pius Paravidino de Macedo
Tutor: Martins, Luiz Carlos
Resumen: As equações de Lagrange para o movimento dos sistemas de corpos rígidos são obtidas diretamente a partir das leis do movimento de um corpo rígido, sem se estudar inicialmente os sistemas com número finito de partículas. Neste processo, deixa-se claro o status de lei da evolução do momento cinético para o desenvolvimento da teoria. Obtém-se a equação de Euler para o movimento de um corpo rígido com um ponto fixo a partir das equações de Lagrange, sem que para isto sejam utilizados os ângulos de Euler. E se fornece uma prova elementar da descrição do campo de velocidades de um corpo rígido movendo-se com um ponto fixo.
Resumen: The Lagrange's equations for systems of rigid bodies are obtained directly from the laws of motion for a rigid body, without the preliminary study of systems with a finite number of parti eles. ln doing so, the role of the evolution law for the angular momentum is made clear for the development of the theory. We obtain Euler's equation for a rigid body with a fixed point from Lagrange's equations, without using Euler's angles. And an elementary proof for the velocity field of a rigid body moving with a fixed point is presented.
Materia: Dinâmica das estruturas
Mecânica dos sólidos
Análise não linear de estruturas
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-1980
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
pemufrj1980mscpiusparavidinodemacedosoares.pdf613.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.