Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/368
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Ana Maria Ferreira de-
dc.contributor.authorLeite, Juliana dos Santos-
dc.date.accessioned2016-05-17T18:29:40Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:45Z-
dc.date.issued2014-06-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/368-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro eletrônicopt_BR
dc.subjectBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subjectModelo de negóciospt_BR
dc.titleE-book e seus Modelos de Negócios: um panorama das Bibliotecas Universitárias do Estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Pontes, Samantha Eunice de Miranda Marques-
dc.contributor.referee1Alves, Nadir Ferreira-
dc.contributor.referee2Fidalgo, Lúcia Maria da Cruz-
dc.description.resumoApresenta um panorama do que vem ocorrendo em seis Bibliotecas Universitárias do Estado do Rio de Janeiro. Abordará o caminho que está sendo seguido na aquisição e disponibilização dos novos modelos de negócios para e-books. Esta pesquisa justifica-se como um tema relevante e atual para a área da informação, pois provoca debates entre bibliotecários do Brasil e de outros países a cerca de qual o melhor produto/modelo para aquisição. As editoras oferecem diversas formas para adquirir e implantar esta nova tecnologia no dia-a-dia do bibliotecário e do usuário, mas a falta de um parâmetro para a adoção do mesmo está influenciando na escolha, pois editores e fornecedores oferecem recursos que muitas vezes só lhes convém. O referencial teórico da pesquisa foi composto por conceitos acerca do tema, como: terminologia de livro eletrônico/livro digital; Bibliotecas Universitárias, os novos modelos de negócios oferecidos pelas editoras, entre outros. Tem como objetivo geral analisar o cenário das Bibliotecas Universitárias do Estado Rio de Janeiro, frente à aquisição dos novos modelos de negócios para e-books. Utilizou-se como metodologia a pesquisa aplicada, bibliográfica e descritiva com aplicação de questionário. O levantamento de literatura para a pesquisa baseou-se em artigos e trabalhos acadêmicos apresentados em congressos. Ao término da pesquisa conclui-se que todas as instituições pesquisadas estão envolvidas na aquisição e na inclusão desta tecnologia ao acervo, porém a falta de uma política nacional está dificultando sua compra e oferta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSLeite.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.