Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3691
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Geração ritalina: o boom das vendas do remédio tarja preta pelos olhos do jornalismo literário
Autor(es)/Inventor(es): Kaiser, Millos Lannes
Tutor: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumen: Desenvolvida como uma reportagem especial nos moldes do que convencionou-se ser o jornalismo literário. Aborda o crescimento polêmico dos casos de TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade) e o consequente aumento nas vendas da Ritalina, o medicamento mais receitado para o tratamento da doença. Tentando preencher lacunas que a cobertura jornalística convencional sobre o assunto deixara, o autor envolveu-se no campo pesquisado, consultando-se com um psiquiatra e vivendo uma semana sob os efeitos do remédio tarja preta. Antes, porém, de apresentar o produto, o trabalho faz um mapeamento do jornalismo literário, expondo a controvérsia em relação a sua nomenclatura, suas principais características, suas origens e seus momentos históricos mais emblemáticos. Ao fim, é feito um balanço geral da experiência prática, bem como uma defesa do gênero em questão como forma de se chegar onde o jornalismo imediatista, tão em voga hoje em dia, não chega.
Materia: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Comportamento
Automedicação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-nov-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : KAISER, Millos Lannes. "Geração ritalina": o boom das vendas do remédio tarja preta pelos olhos do jornalismo literário. 2011. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MKaiser.pdf262.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.