Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3692
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Recortes do passado: uma reconstrução da história do departamento de pesquisa do JB (1964 -1973)
Autor(es)/Inventor(es): Mello, Alice Carvalho de
Tutor: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumen: Analisa a criação do Departamento de Pesquisa e Documentação do Jornal do Brasil (DPDJB) dentro do contexto das reformas da imprensa brasileira nas décadas de 1950 e 1960, além de considerar como fator importante a conjuntura interna (administrativa, econômica e política) do Jornal do Brasil no mesmo momento. A pesquisa busca investigar a importância das reformas implementadas por Alberto Dines no período em que foi editor-chefe da redação do JB (1961-1973) para a consolidação do novo modelo de jornalismo no Brasil, destacando o papel inovador do DPDJB neste contexto. A partir da fundação do departamento, a grande imprensa do país passa a abordar a notícia de forma interpretativa, oferecendo ao leitor um contexto histórico do fato diante do fortalecimento da televisão como mídia informativa imediata. Foram utilizadas fontes orais – pessoas que fizeram parte desta fatia da história do departamento – e bibliografia relacionada à história da imprensa, principalmente sobre o período recortado, e também fontes originais: uma seleção de jornais da época e alguns produtos do DPD entre 1964 e 1973.
Materia: Memória institucional
Jornal do Brasil (jornal)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-dic-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MELO, Alice Carvalho. Recortes do passado: uma reconstrução da história do departamento de pesquisa do JB (1964 -1973). 2011. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AMello.pdf384.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.