Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3732
Tipo: Dissertação
Título: Projeto de reforço de pavimentos rodoviários e aeroportuários pelo método da resiliência: uma nova versão do programa TECNAPAV
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Régis Martins
Orientador: Medina, Jacques de
Resumo: Apresenta-se um procedimento de cálculo para a determinação da espessura necessária de camadas de reforço em pavimentos flexíveis e semi-rígidos, baseado na previsão das deflexões do pavimento através de modelos desenvolvidos a partir da teoria da elasticidade não-linear e de soluções existentes para sistemas lineares elásticos. Esta formulação foi aplicada como uma extensão do programa TECNAPAV, de gerência de pavimentos, de modo a que fosse possível a consideração de cargas mais elevadas que a do eixo padrão rodoviário de 80 kN, atuando numa estrutura de pavimento com um número qualquer de camadas.
Resumo: An overlay design procedure for flexible and semi-rigid pavements is presented. It is based on models developed from the Theory of Elasticity, either existing solutions for linear elasticity or from non-linear elasticity. The computer program TECNAPAV used for pavement management system was extended in order to take into account loads heavier than the standard 80kN-axle load of highway vehicles, and to consider any number of layers in the pavement structure.
Palavras-chave: Engenharia Civil
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-1987
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
166586.pdf2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.