Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3734
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Divulgação científica e educação: como usar a comunicação social para ensinar ciências
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Lucas Conrado
Orientador: Braga, William Dias
Resumo: Discute a importância da divulgação científica e seu papel educacional, na formação de cidadãos mais conscientes e profissionais mais preparados para a sociedade cada vez mais tecnológica. Em seguida, faz um histórico da divulgação científica na Europa, Estados Unidos e Brasil, contextualizando a análise que será desenvolvida. Então, entra em seu foco principal: a importância da divulgação científica para o público infantil, analisando como ela deve ser feita em seus mais diversos aspectos, tais como linguagem, utilização na sala de aula e desenvolvimento de jogos e atividades lúdicas. A partir disso, é feita uma análise da revista “Ciência Hoje das Crianças”, mostrando como a única publicação brasileira totalmente pensada para a divulgação científica para o público infantil realiza seu trabalho, desde 1986.
Palavras-chave: Comunicação social
Divulgação científica
Ensino de ciências
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Fev-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Lucas Conrado. Divulgação científica e educação: como usar a comunicação social para ensinar ciências. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSilva.pdf572.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.