Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3735
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os novos jornais populares: um estudo de caso do 'Meia Hora'
Autor(es)/Inventor(es): Figueiredo, Pedro de
Tutor: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumen: Apresenta uma análise das publicações classificadas como novos jornais populares, especialmente do jornal ‘Meia Hora’. O objetivo é mostrar como o conteúdo desses jornais preserva a estrutura jornalística clássica, apesar de apresentarem capas impactantes, muitas delas com uso do humor através da presença de gírias, trocadilhos e figuras de linguagem. Além de uma análise qualitativa, o projeto apresenta uma revisão bibliográfica para entender o modo de produção desses jornais. É possível notar também a valorização que essas publicações dão para o conteúdo de prestação de serviços e para aquilo que pode ser útil ao leitor. Uma entrevista com o então editor chefe do jornal analisado permite estreitar as verificações teóricas com o pensamento prático de quem produz diariamente a publicação. Esta monografia discute ainda o contexto socioeconômico do país na última década, que influenciou o surgimento dessas publicações e uma modificação no mercado do jornalismo impresso no Brasil.
Materia: Linguagem popular
Jornalismo impresso
Meia Hora (jornal)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-dic-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FIGUEIREDO, Pedro de. Os novos jornais populares: um estudo de caso do 'Meia Hora'. 2013. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PFigueiredo.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.