Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3747
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A ascensão do pop coreano: o boom do K-pop a trotes de cavalo, o papel da comunicação e as articulações com o modelo pop ocidental
Author(s)/Inventor(s): Cunha, Vinícius Ferreira
Advisor: Herschmann, Micael Maiolino
Abstract: Balanço da popularização do K-pop – ou pop coreano – dentro da “Hallyu”, ou Onda Coreana, que ganhou destaque na última década e foi impulsionada pela Internet e, principalmente, pelas mídias sociais alcançando o Ocidente e, consequentemente, o Brasil. Nesse sentido, a pesquisa procura investigar a música pop coreana, um dos expoentes do “Novo Orientalismo”, como gênero musical e marcador de identidade e consumo. Como métodos e técnicas, foram realizadas pesquisas bibliográficas, videográfica e discográfica, entrevistas com especialistas e pessoas envolvidas com o tema por e-mail, além de visitas a sites especializados no gênero. Ao término da investigação, foi possível identificar a formação de uma “tradição inventada”, mas que conserva laços com o passado e reúne a sociedade em torno de referência comum. Verifica-se que o K-pop segue o modelo pop atual, e tem na divulgação efetuada pela Internet, tanto pelos fãs como pela Indústria Coreana a maior contribuição para a expansão mundial, fazendo dele um produto que reflete a sociedade contemporânea.
Keywords: Música popular
Lazer
Aspectos culturais
Coreia do Sul
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Jul-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CUNHA, Vinícius Ferreira da. A ascensão do pop coreano: o boom do K-pop a trotes de cavalo o papel da comunicação e as articulações com o modelo pop ocidental. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VCUNHA.pdf894.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.