Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/375
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Percepções sobre o vazio na obra do cineasta zen, Yasujiro Ozu: a partir do filme Pai e Filha: Banshun, 1949
Autor(es)/Inventor(es): Penna, Julia Parucker Araujo
Orientador: Silva, Denilson Lopes
Resumo: Sistematização da análise dos planos vazios na obra do cineasta japonês, Yasujiro Ozu. A partir da definição de imagem-tempo e de seus signos, por Gilles Deleuze, procura-se embasar a descrição dos planos vazios de personagens nos filmes de Ozu. Eles são classificados em espaços vazios, paisagens e naturezas-mortas, objetos, que recebem grande importância na narrativa, chegando a durar 10 segundos na tela. Justamente essa presença não-humana e imotivada, propicia a busca por significados pelo espectador. São imagens que criam ambiguidades, deslocamentos e suspendem o fluxo de continuidade da narrativa. Para ilustrar a análise, utiliza-se o filme Pai e Filha (Banshun, 1949). Observa-se, nesse filme, a quantidade de planos vazios e analisa-se os que melhor ilustram as repetições e diferenças de composição e de função entre eles. Como, por exemplo, elipses temporais, além dos efeitos gerados por eles nas percepções do expectador, como espaços para a reflexão e interiorização das transformações na cena e para a liberação de suas emoções.
Palavras-chave: Cinema
Imagem e tempo
Aspectualização
Produção audiovisual
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Jul-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PENNA, Julia Parucker Araujo. Percepções sobre o vazio na obra do cineasta Zen, Yasujiro Ozu, a partir do filme Pai e Filha (Banshun, 1949). 2009. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/11422/375
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_JULIA_PENNA.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.