Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/375
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Percepções sobre o vazio na obra do cineasta zen, Yasujiro Ozu: a partir do filme Pai e Filha: Banshun, 1949
Autor(es)/Inventor(es): Penna, Julia Parucker Araujo
Tutor: Silva, Denilson Lopes
Resumen: Sistematização da análise dos planos vazios na obra do cineasta japonês, Yasujiro Ozu. A partir da definição de imagem-tempo e de seus signos, por Gilles Deleuze, procura-se embasar a descrição dos planos vazios de personagens nos filmes de Ozu. Eles são classificados em espaços vazios, paisagens e naturezas-mortas, objetos, que recebem grande importância na narrativa, chegando a durar 10 segundos na tela. Justamente essa presença não-humana e imotivada, propicia a busca por significados pelo espectador. São imagens que criam ambiguidades, deslocamentos e suspendem o fluxo de continuidade da narrativa. Para ilustrar a análise, utiliza-se o filme Pai e Filha (Banshun, 1949). Observa-se, nesse filme, a quantidade de planos vazios e analisa-se os que melhor ilustram as repetições e diferenças de composição e de função entre eles. Como, por exemplo, elipses temporais, além dos efeitos gerados por eles nas percepções do expectador, como espaços para a reflexão e interiorização das transformações na cena e para a liberação de suas emoções.
Materia: Cinema
Imagem e tempo
Aspectualização
Produção audiovisual
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 6-jul-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PENNA, Julia Parucker Araujo. Percepções sobre o vazio na obra do cineasta Zen, Yasujiro Ozu, a partir do filme Pai e Filha (Banshun, 1949). 2009. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA_JULIA_PENNA.pdf4.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.