Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3763
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Do monstro freak ao freak out: uma tipologia histórica do anormal nos meios de entretenimento de massa
Autor(es)/Inventor(es): Lamha, Camila Magalhães
Orientador: Tucherman, Ieda
Resumo: Análise histórica da trajetória do freak na mídia de entretenimento de massa desde o auge da sociedade disciplinar (meados do século XIX) até o advento da sociedade de controle (pós Segunda Guerra). O monstro humano é o primeiro protagonista do esboço de uma indústria do espetáculo, calcada na administração política dos corpos e na atomização dos indivíduos, que passam a se relacionar pela mediação de imagens. Do “teatro dos freaks” da modernidade, composto por museus e feiras de deformidades, passamos para as telas do cinema, que, a partir do começo do século XX, substituem os freak shows como novo cenário do comércio de bizarrices. O caráter do aparato televisivo de comunicar o grotesco, no entanto, ganha o lugar de exibição de monstruosidades a partir da década de 50. Com a explosão do consumo cultural e a insurgência do movimento da contracultura, a anormalidade invade novas práticas artísticas e comunicacionais. Surgem novos corpos e individualidades, que abrem caminho para uma nova apreensão do monstro: o sentimento coletivo de “devir-freak” libera a intenção de freak out.
Palavras-chave: Freak show
Comunicação de massa
Indústria cultural
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LAMHA, Camila Magalhães. Do monstro freak ao freak out: uma tipologia histórica do anormal nos meios de entretenimento de massa. 2011. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3763
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLamha.pdf337,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.