Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3765
Especie: Dissertação
Título : A originalidade da obra de Ignacio Ferreira Pinto no contexto da talha carioca na segunda metade do século XVIII
Autor(es)/Inventor(es): Rabelo, Nancy Regina Mathias
Tutor: Oliveira, Myriam Andrade Ribeiro de
Tutor : Cavalcanti, Nireu Oliveira
Resumen: A obra de talha religiosa do artista carioca Ignácio Ferreira Pinto constitui o objeto central de estudo deste trabalho. A partir de uma reflexão sobre os aspectos técnicos, históricos e estilísticos da talha luso-brasileira, chegou-se ao âmbito da talha fluminense, universo onde se insere a produção artística de Mestre Inácio, na segunda metade do século XVIII. Neste recorte, buscou-se situar os principais modelos de retábulos, analisando suas características formais e estilísticas, a fim de se reunir dados e estabelecer parâmetros comparativos posteriores com a obra de Mestre Inácio. Foi observada no período a ocorrência de uma tipologia peculiar de retábulo rococó, cujos modelos mais importantes foram executados pelos Mestres Inácio e Valentim. Os dados pessoais e produção artística de Mestre Inácio basearam-se em informações documentais coletadas em fontes primárias encontradas em arquivos, irmandades e acervo particular, assim como consultas bibliográficas. Seus trabalhos de talha religiosa, desenvolvidos ao longo de dez anos aproximadamente, foram submetidos a leitura formal e estilística. A análise dos ornatos e estilo decorativo dos grandes mestres da época – Inácio e Valentim – possibilita o reconhecimento da grafia peculiar de cada artista e promove um confronto do qual emergem o contributo pessoal e a real dimensão da obra de Ignacio Ferreira Pinto em relação ao contexto da época: contribuiu para imprimir à talha carioca caracteres de uma tipologia singular, e conferiu ao rococó aspecto solene e monumental. Apesar de aspectos conservadores vigentes na arte do período, é em Mestre Inácio que vamos encontrar maior desapego ao passado.
Resumen: This study is based on the carioca artist Ignacio Ferreira Pinto's religious wood carvings. From a reflection on the technical, historical and stylistic aspects of the Portuguese-Brazilian wood carving, we came to the “fluminense” wood carving where the artistic production of Mestre Inacio is inserted – the second half of the 18th century. In this particular aspect, there is an effort to place the main models of retábulos (altar pieces), analyzing their formal and stylistic characteristics in order to put all data together and to establish subsequently comparative parameters with Mestre Inacio's work. The occurrence of a peculiar typology of rococo retabulo was observed in this period where the most important models were made by Mestre Inacio and Mestre Valentim. Mestre Inacio's personal data and artistic production were gathered based on the information of documents collected in primary sources found in files, fraternities and private collection, as well as on bibliographical research. His religious wood carvings performed along ten years approximately were submitted to a formal and stylistic approach. The analysis of the ornaments and the decorative style of the greatest masters of that time – Inacio and Valentim – makes it possible to recognize each artist's peculiar carving and it introduces a confront from which the personal contribution and the real dimension of Ignacio Ferreira Pinto's work, related to the context of the period, emerge. His work contributed to give to the carioca wood carving characteristics of a singular typology and it granted the rococo a solemn and monumental aspect. In spite of the conservative aspects in the art of the period, we find a larger detachment from the past in Mestre Inacio's work.
Materia: Entalhe
Madeira
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2001
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
750916.pdf32.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.