Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/376
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Na maré do esporte: documentário sobre projetos sócio esportivos em comunidades populares
Autor(es)/Inventor(es): Novaes, Priscila de Oliveira
Orientador: Salis, Fernando
Resumo: Documentário que retrata os diferentes impactos promovidos por projetos sócio esportivos em comunidade popular, mais especificamente o Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro. Curta-metragem de 30 minutos, busca identificar a potencialidade transformadora que o esporte pode exercer na vida de crianças e jovens em esferas pessoais e sociais. O filme considera as relações entre cineasta e atores sociais e o cotidiano dos “personagens” e evita tanto a linguagem fílmica produzida a partir de espaço/ tempo escassos quanto a narrativa generalizante construída a partir de uma abordagem externa ao meio observado. Através de linguagem direta e de uma abordagem intimista, prioriza elementos e características individuais dos atores sociais retratados a partir do discurso observativo de dois moradores da comunidade cujas vidas foram modificadas e relacionadas através do esporte, resultando em uma perspectiva local sobre o tema com base em sequências de imagens e entrevistas com os personagens centrais e outras dezoito diferentes pessoas direta ou indiretamente influenciadas pelo processo de engajamento à prática esportiva.
Palavras-chave: Esportes
Projetos sociais
Comunidade
Popular
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NOVAES, Priscila de Oliveira. Na Maré do Esporte: Documentário sobre projetos sócio esportivos em comunidade popular. 2009. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Na Maré do Esporte - Priscila de Oliveira Novaes.2009.2.pdf229.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.