Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3788
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Zé Lador o boneco cidadão e os sentidos produzidos no jornal Extra
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Camilla Cunha Muniz de
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumo: Antes conhecidos pelo estilo “espreme e sai sangue”, os jornais populares vêm se posicionando de forma diferenciada no mercado de comunicação desde a década de 1990 graças à inclusão de conteúdo de prestação de serviços ao leitor. Em março deste ano, o jornal Extra começou a utilizar em suas reportagens o personagem Zé Lador, chamado de – boneco-cidadão, que, com trajes de super-herói, tem a função de denunciar problemas da população e cobrar soluções das autoridades. Este trabalho tem por objetivo analisar a concepção do personagem e os efeitos de sua inserção na produção de sentido do conteúdo do jornal Extra. A utilização do boneco produz resultados práticos satisfatórios para os leitores? Quais são as implicações do uso desta simbologia específica para a estratégia de sobrevivência do jornal na plataforma impressa? A compreensão dessas questões passa pelo entendimento do contexto socioeconômico atual e da relação que a mídia estabelece com seu público.
Palavras-chave: Linguagem popular
Extra (jornal)
Representatividade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Camilla Cunha Muniz de. Zé Lador o boneco cidadão e os sentidos produzidos no jornal Extra. 2011. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COliveira.pdf634.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.