Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3791
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Internet, novas tecnologias e jornalismo colaborativo: a inserção do cidadão na grande imprensa
Autor(es)/Inventor(es): Sant'Ana, Ricardo Porto de
Tutor: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumen: Investiga os limites da participação cidadã no processo de produção jornalística dos grandes veículos a partir da análise de seções ou projetos voltados para o jornalismo colaborativo em quatro veículos: “O Globo”, “Rádio CBN”, “TV Globo” e “G1”. Para tanto, há uma análise quantitativa e qualitativa das notícias publicadas a fim de mostrar que, embora o cidadão seja chamado de “repórter”, a inserção dele no processo produtivo do jornalismo da grande mídia é muito pequena. Também são analisados aspectos legais e éticos dos contratos de cessão de direitos elaborados pelas empresas jornalísticas. O projeto também contextualiza o surgimento do jornalismo colaborativo na última década, impulsionado pela eclosão de novas tecnologias de registro de imagens, pela expansão da internet e pelo ambiente participativo que caracteriza a Web 2.0.
Materia: Jornalismo online
Web 2.0
Participação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-mar-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANT’ANA, Ricardo Porto de. Internet, novas tecnologias e jornalismo colaborativo: a inserção do cidadão na grande imprensa. 2013. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RSantana.pdf1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.