Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3794
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Moda, identidade e consumo: a carioca nas tramas da FARM
Autor(es)/Inventor(es): Magalhães, Fernanda da Silveira
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: Analisa o discurso da marca feminina de vestuário Farm para entender as representações e clichês atribuídos aos habitantes do Rio de Janeiro ao longo da história. O objetivo é compreender em que medida se dá a relação entre a “moda balneário” feita pela marca e a mulher carioca contemporânea. A realidade das cariocas é inspiração ou está sendo selecionada e romantizada pela Farm para ser sucesso de vendas há, pelo menos, 19 anos? Como esse símbolo de tempos efêmeros se coloca como possibilidade de construção de identidade para a mulher? O consumo, aqui, é trabalhado especialmente na sua dimensão simbólica. Conceitos-chave como relação pessoa-objeto, consumo de produtos como símbolos do eu e identidade são analisados a partir de referenciais teóricos construídos por Gilles Lipovetsky, Ana Paula de Miranda, Miriam Goldenberg, Armelle Enders, Georg Simmel, Roland Barthes e Pierre Bourdieu.
Palavras-chave: Moda
Consumo
Identidade
Farm
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MAGALHÃES, Fernanda da Silveira. Moda, identidade e consumo: a carioca nas tramas da Farm. 2016. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FSMagalhaes.pdf4.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.