Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/379
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Samba, agoniza mais não morre: dos terreiros à indústria cultural
Autor(es)/Inventor(es): Scarini, Cristiane Fadel
Orientador: Coutinho, Eduardo Granja
Resumo: Esta monografia consiste na análise das transformações ocorridas no samba do Rio de Janeiro, desde suas origens no início do século XX até os meados dos anos 40, sob a ótica do embate entre a ideologia da Indústria Cultural, que atende aos interesses do mercado, e a preservação das tradições na cultura popular. Contém uma abordagem panorâmica da formação da música popular brasileira pautada no desenvolvimento da indústria e do mercado fonográfico no país. Aborda o surgimento da rádio no Brasil e sua influência, possibilitando a profissionalização de compositores marginalizados. Enfatiza os períodos da história do samba que constituem momentos cruciais nesse processo de assimilação da música popular de origem negra pela elite branca para uma melhor compreensão de como elementos simbólicos relacionados com a questão da identidade foram traduzidos e reproduzidos por esta manifestação cultural, passando pela oficialização do carnaval pelo Estado e, consequente, pela institucionalização do samba. Destaca também alguns movimentos e discursos de resistência a esse processo de expropriação, numa tentativa de resgate e afirmação da linguagem popular.
Palavras-chave: Cultura popular
Samba
Indústria fonográfica
Terreiro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SCARINI, Cristiane Fadel. Samba, agoniza mas não morre: dos terreiros à indústria cultural. 2008. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA CRISTIANE FADEL SCARINI - 2008.pdf618.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.