Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3816
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Crowdfunding benfeitor: do individualismo em rede à criação de laços fortes
Autor(es)/Inventor(es): Sette Câmara, Júlia Oliveira
Tutor: Soares, Raquel Paiva de Araujo
Resumen: Analisa o movimento do crowdfunding, conhecido no Brasil como financiamento coletivo, a partir do destrinchamento de suas características práticas de funcionamento e de suas condições originárias. O objetivo principal da pesquisa foi investigar como as alterações na dispersão de informação, na comunicação e nos formatos e espaços de associação de pessoas englobadas pela Revolução Digital resultaram no surgimento de práticas colaborativas na internet, inicialmente a partir do crowdsourcing e depois do crowdfunding. Para tal, conheceu-se também a prática do financiamento coletivo através de uma abordagem cronológica de surgimento, além de uma abordagem funcional das etapas de criação e divulgação de uma campanha de financiamento coletivo, através de um estudo de caso direto da plataforma brasileira Benfeitoria e de dois projetos que buscaram patrocínio coletivo através do site. O estudo visou investigar também a ressignificação possível das comunidades tradicionais em comunidades virtuais no que concerne ao meio das campanhas de financiamento coletivo.
Materia: Economia solidária
Crowdfunding
Financiamento
Internet
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 28-jun-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SETTE CÂMARA, Júlia. Crowdfunding benfeitor: do individualismo em rede à criação de laços fortes. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOSCamara.pdf700.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.