Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/382
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Metabuscadores e serviço de descoberta: avaliação e estudo de suas características Sistemas de Bibliotecas Universitárias
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Débora Nascentes
Orientador: Sá, Maria Irene da Fonseca e
Resumo: O advento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), trouxe um impacto para a sociedade da informação e do conhecimento discutindo em seu bojo transformações na dinâmica de produção, consumo e fornecimento da informação. No contexto das bibliotecas universitárias brasileiras, duas ferramentas que vêm sendo amplamente discutidas na área de biblioteconomia são utilizadas nos Sistemas de Bibliotecas e Informação (SIBI’s) de bibliotecas universitárias, possibilitando ao usuário recuperar materiais além dos de propriedade da biblioteca. Esses mecanismos de busca são denominados de metabuscadores e de serviços de descoberta e têm a função de integrar resultados de busca para o usuário a partir do trabalho de diversas bases, sejam elas locais ou centrais apresentando uma única interface para o usuário. Portanto o objetivo do presente trabalho foi esclarecer os conceitos de metabuscadores e de serviços de descoberta, de forma a estudar suas questões norteadoras e analisar a forma como esses mecanismos são apresentados nas instituições escolhidas. A pesquisa realizada foi qualitativa-quantitativa, na qual buscou-se analisar a integração dos SIBI’s com o Serviço de descoberta, a comparação entre os softwares de descoberta utilizados por essas unidades e o questionamento sobre o porquê três das instituições pesquisadas trabalham tanto com software de metabusca como o de descoberta.
Palavras-chave: Metabuscadores
Serviços de descoberta
Sistemas de Bibliotecas e Informação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Jun-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/382
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FINAL.pdf521 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.