Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3828
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O rádio no Brasil e no Rio de Janeiro: uma análise histórica do começo da revolução do FM nos anos 70 até os dias atuais
Author(s)/Inventor(s): Vieira, Bruno Sponchiado
Advisor: Barbosa, Fernando Antônio Mansur
Abstract: Traça um panorama histórico do rádio no Brasil e no Rio de Janeiro mostrando seus primórdios, seu desenvolvimento até os dias de hoje, ressaltando a importância de algumas emissoras cariocas como a Nacional, a Rádio Cidade e a Fluminense no FM. Para construí-lo, utilizamos de bibliografia especializada na história do rádio, áudios históricos coletados na internet, documentários sobre o assunto e incalculáveis horas escutando todo o tipo de rádio, não só no Rio de Janeiro. Além de experiências profissionais no veículo, conversas informais com colegas de profissão e o acompanhamento desta mídia constantemente. Fazendo 90 anos em 2012, o rádio mostra a cada dia sua importância dentro dos meios de comunicação e este trabalho tem a intenção de salientar sua relevância dentro do nosso cotidiano e mostrar como as rádios criadas no Rio de Janeiro influenciaram na criação do padrão radiofônico encontrado hoje nos quatro cantos do Brasil.
Keywords: Rádio
Meios de comunicação de massa
Rio de Janeiro (Estado)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Mar-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: VIEIRA, Bruno Sponchiado. O rádio no Brasil e no Rio de Janeiro: uma análise histórica do começo da revolução do FM nos anos 70 até os dias atuais. 2013. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BVieira.pdf684.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.